OS BENEFÍCIOS DOS SURF PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O surf atua favoravelmente na integração comunitária da criança e do adolescente, despertando sua responsabilidade para com a ecologia, de como esse meio o influência na sua saúde física, mental, espiritual e emocional. 

Como a introdução do surf no Brasil aconteceu por volta dos anos 60, já encontramos nas praias brasileiras surfistas avós surfando junto com seus filhos e netos, confirmando o surf como um esporte que pode ser praticado por toda vida.
Mas se a prática do surf pode se estender para além dos 80 anos, qual a idade ideal para introduzir as crianças no surf?
Se um dos pais for surfista, é muito provável que o bebê ganhe sua primeira prancha logo noprimeiro aniversário ou, em alguns casos mais radicais ainda, durante a vida intra-uterina.
Do primeiro ao sexto ano de vida da criança a atividade física deve ser recreacional e prazerosa, favorecendo o desenvolvimento das habilidades físico-mentais para suas atividades diárias, permitindo, assim, que ela ganhe aptidão, coragem e absorva a fantástica carga horária disponível.
No surf a intimidade com a água e o aprendizado da natação são essenciais. Considerada como uma das atividades esportivas mais saudáveis, a natação pode ser introduzida a partir do sexto mês de vida da criança (vale lembrar que mais de 80% da população brasileira não sabe nadar).
As brincadeiras na praia, à beira-mar, o contato com as ondas, os castelinhos de areia e uma pequena prancha de body-board para remar e brincar com as ondas são os primeiros passos do jovem surfista entre as idades de 3 a 5 anos.
Nesta ocasião, recomenda-se que pai ou a mãe utilize um pranchão para as primeiras ondas.Sua ampla flutuação facilita empurrar a criança na onda, possibilitando a ela ficar rapidamente em pé e sentir a emoção da primeira onda.
Dos 6 aos 12 anos a criança deve ser iniciada na escola de esportes para adquirir experiência e contato com as diversas modalidades esportivas, pois apesar da boa flexibilidade, a força muscular, o nível de concentração e a habilidade para os esportes prolongados ainda precisam ser desenvolvidos.
Devendo-se respeitar sua capacidade física e permitir sua participação sem pressões.O surf favorece o desenvolvimento simétrico e global do corpo em crescimento, ao contrário de alguns esporte unilaterais, que estimulam o desenvolvimento assimétrico, isto é, um lado do corpo se torna mais desenvolvido que o outro, o que favorece os desequilíbrios posturais e problemas musculoesqueléticos. Onde o trabalho de compensação e reequilíbrio muscular se tornam fundamental no tratamento e prevenção dessas alterações.
Dos 12 aos 15 anos tem início a puberdade, com a explosão dos hormônios sexuais e do crescimento. Ocorre um aumento importante da massa muscular, da altura e do peso. Isto é, os ossos crescem relativamente mais rápido que os músculos e tendões, que ficam encurtados, reduzindo significativamente a flexibilidade do adolescente, o que cria um aumento relativo das lesões esportivas. O alongamento deve ser continuamente estimulado.
Neste período é importante desenvolver o espírito de equipe através da participação coletiva, ampliando o respeito pelo esporte e suas regras, pelos participantes e competidores, aprendendo a trabalhar por um objetivo.
Destaca-se nesta fase a importância do surf na escola como modalidade de Educação Física e dos campeonatos tipo tag team (infantis).
Grande número de surfistas amador e profissional começou a surfar entre 12 e 15 anos de idade. Um fun board ou um minimalibu facilita o aprendizado dos novatos, mas as pranchinhas são as mais comuns entre os adeptos.
Aprender a respeitar o oceano e suas forças, a percepção da necessidade de uma boa alimentação e de uma boa forma física, o despertar antes do sol, junto com os amigos, para ser o primeiro a surfar no pico, e as primeiras surf trips vão marcar positivamente a alma do jovem surfista.
O surf atua favoravelmente na integração comunitária do adolescente, despertando e fortalecendo sua consciência social e ecológica.

Post a Comment