HISTÓRIA DA MARCA BILLABONG

A BILLABONG é uma articulação da cultura jovem, e é conhecida como uma marca totalmente voltada para os esportes de pranchas (boardsports), aliada a um estilo de vida único. Suas reconhecidas bermudas, seus acessórios e principalmente suas pranchas, são presenças constantes nos principais torneios do mundo.
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A história
Tudo começou em 1973 quando o surfista Gordon Smith Merchant fundou, com a ajuda de sua mulher Rena, a BILLABONG na praia de Burleigh Heads em Queensland, localizada na bela e ensolarada Costa Dourada australiana, conhecida popularmente como Goald Coast e berço do surfe mundial. Combinando sua paixão pelo surfe com trabalho árduo, Gordon desenhava bermudas em sua casa de frente para o mar, fabricava-as na mesa de sua cozinha e as vendia através de pequenas lojas de surfe locais. Gordon e sua mulher desenvolveram sua própria técnica de costura (era triplamente reforçada), não necessitando assim de mão de obra intensiva, tornando as peças mais duráveis e com boa relação custo-benefício. O nome da empresa foi inspirado na palavra aborígene “Billabong” que significa um oásis, uma fonte de água no meio do deserto australiano.
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A empresa foi imediatamente bem sucedida impulsionada pela grande procura por suas bermudas. Posteriormente, contratou costureiras, comprou máquinas, passou a produzir numa fábrica, estabeleceu uma rede de distribuição e passou a patrocinar atletas australianos. Era o nascimento de uma grande marca. Nesta década e na seguinte a marca esteve envolvida diretamente com o fornecimento de materiais de alta qualidade para os surfistas, quando o esporte estava deixando o amadorismo e entrando na era profissional. Além disso, a BILLABONG esteve envolvida com o patrocínio de surfistas e de campeonatos, ganhando espaço e se tornando uma das marcas mais fortes no mundo do surfe.--Ainda na década de 80, com a marca BILLABONG já estava consolidada no mercado australiano, a empresa iniciou a sua expansão internacional, distribuindo seus produtos nos Estados Unidos, e posteriormente no Japão, Nova Zelândia, África do Sul e Europa. Nos anos 90, o mercado mundial de surfwear cresce exponencialmente. A BILLABONG inicia uma estratégia de diversificação de produtos e começa a avançar sobre novos mercados, replicando o seu modelo de negócios para o público de outros esportes de prancha como skate e snowboard. No final desta década, em 1999, a empresa lançou a BILLABONG GIRLS, uma marca de roupas, acessórios e materiais esportivos direcionada para mulheres jovens.
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Em 11 de agosto de 2000, após passar por uma grande reestruturação, a BILLABONG se torna pública, com ações negociadas na Bolsa de Valores. Esta mudança tornou a empresa financeiramente competitiva, podendo colocar em prática um agressivo plano de expansão e conquista de novos mercados. No início de 2001, o grupo compra a Von Zipper (marca de óculos escuros). Quatro meses depois, é a vez da Element (fundada em 1992 na Califórnia pelo skatista Johnny Schillereff) se tornar parte do grupo. Com o sucesso destas aquisições, a BILLABONG ganha mais força e adquire nos anos seguintes a Honolua Surf Company, a Kustom (calçados), a Palmers Surf e a Nixon (relógios). Com essas aquisições, a BILLABONG, além de expandir significativamente sua linha de produtos, que incluía roupas de mergulho, relógios, óculos, roupas para snowboard e vestuário de skateboarding, fez seu faturamento ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão.
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Além dos plano de expansão comercial, a empresa manteve fortes estratégias de marketing, não deixando de patrocinar eventos e competições junto a seu público-alvo. A mais importante competição patrocinada pela marca é o BILLABONG PRO (etapas do Circuito Mundial de Surf). Manteve também estratégias de diversificação de produtos e mercados. Na Austrália, Estados Unidos e recentemente, em 2007, no Brasil, abriu seus próprios pontos de venda. A decoração das lojas brasileiras foi criada no melhor do estilo contemporâneo: muita madeira de demolição, ferro e concreto aparente dão um ar moderno ao local. Tudo isso, misturado às plantas tropicais, trazem o estilo praia para as lojas. Os materiais são naturais, com misturas de tons e cores terrosas, mesclando o padrão de qualidade da marca e as customizações brasileiras.
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Com apetite voraz para novos negócios, a BILLABONG recentemente adquiriu as marcas DaKine Hawaii, que lidera o segmento de acessórios para surf, skate, snowboard e windsurf; a Sector 9, líder de mercado em design e produção de skates longboards nos Estados Unidos; e a rede de lojas americana Quiet Flight, além da marca havaiana Xcel, líder no segmento de roupas de neoprene. A marca já patrocinou ou patrocina grandes nomes do surfe como Andy Irons (três vezes campeão mundial), Taj Burrows, Joel Parkinson (Parko) e Mark Occhilupo (campeão mundial em 1999).
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Dados corporativos
● Origem: Austrália● Fundação: 1973● Fundador: Gordon Smith Merchan e Rena Merchant● Sede mundial: Burleigh Heads, Austrália● Proprietário da marca: Billabong International Limited● Capital aberto: Sim (2000)
● Chairman & CEO: Derek O'Neill
● Presidente: Paul Naude● Faturamento: US$ 1.05 bilhões (2008)
● Lucro: US$ 137.6 milhões (2008)
● Valor de mercado: US$ 1.5 bilhões (julho/2009)
● Lojas: 180● Presença global: 100 países● Presença no Brasil: Sim (7 lojas)
● Funcionários: 3.500
● Segmento: Vestuário esportivo● Principais produtos: Roupas e acessórios de surf e skate● Ícones: O campeonato de surfe BILLABONG PRO
● Slogan: Only a surfer knows the feeling.
● Website: www.billabong.com
-A marca no mundoOs produtos da BILLABONG são comercializados e licenciados em mais de 100 países ao redor do mundo através de aproximadamente 10.000 pontos de venda. Além disso, a marca detém 180 lojas próprias, espalhadas por cidades como Nova York, Sidney, Tóquio, Honolulu, Londres, Los Angeles, Barcelona, São Paulo e Rio de Janeiro, contando com uma linha de 2.200 produtos. A maior parte de seu faturamento (mais de US$ 1 bilhão) vem das operações na Austrália, América do Norte, Japão, Europa, Nova Zelândia, África do Sul e Brasil.
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Você sabia?
A empresa Billabong International Limited é detentora mundial das seguintes marcas: Billabong, Billabong Girls, Von Zipper, Element, Kustom, Palmers Surf, Honolua Surf, Nixon Watches, DaKine Hawaii, Sector 9, além das redes de lojas Ron Jon Surf Shop, Killer Dana Surf Shop, entre outras.

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