Começou o Hang Loose Pro 2012

O swell chegou na hora certa para o início do Hang Loose Pro Contest no primeiro dia do seu prazo em Fernando de Noronha (PE). Depois de uma semana praticamente sem ondas na ilha, a terça-feira amanheceu com a Cacimba do Padre bombando séries de 4-6 pés para a alegria dos surfistas. Todos os 96 participantes foram divididos na mesma fase e 64 já estrearam nas dezesseis baterias realizadas no primeiro dia. Metade deles avançou para a segunda fase e os outros já saíram da briga pelos 6.500 pontos da primeira etapa do ASP World Prime 2012, que valem a liderança no ranking mundial unificado da ASP.
Bruno Rodrigues (PE)
O catarinense Ricardo dos Santos foi o primeiro a se destacar com dois tubos excelentes no quarto confronto do dia. Ele fez as marcas a serem batidas no Hang Loose Pro Contest, recebendo nota 9,33 na melhor onda para totalizar 17,33 pontos de 20 possíveis. Só que o tubo mais incrível foi surfado pelo pernambucano Bruno Rodrigues quatro baterias depois, que valeu nota 9,83. "Tem altas ondas, mas tive sorte né, e grande!", disse Ricardo dos Santos. "Fiquei três meses no Havaí só surfando tubos, então eu sei ver quando a onda vem preparada pra proporcionar um tubo. Mas, contei bastante com a sorte, porque todos que estavam na água também sabem fazer isso. Acho que o mais importante foi o meu posicionamento no mar, de estar no lugar certo na hora certa".

O também catarinense Willian Cardoso passou junto com Ricardinho nessa bateria, com ambos despachando os pernambucanos Halley Batista e Alan Donato. O Arquipélago de Fernando de Noronha pertence a Pernambuco e o primeiro surfista do estado a brilhar na Cacimba do Padre foi Bruno Rodrigues. Na oitava bateria do dia, ele surfou um tubo incrível numa onda da série, difícil de sair, mas conseguiu completar a manobra para arrancar a maior nota do dia. Dois dos cinco juízes deram nota 10 e a média ficou em 9,83. "Para mim, essa onda foi um presente de Deus", vibrou Bruno Rodrigues, logo que saiu do mar. "A primeira série (de ondas) passou e jogou água no rosto de todo mundo. Acho que fui o primeiro a abrir os olhos e vi aquela onda animal. Só tive que botar pra baixo e segurar pra sair do tubo. Foi irado, o tubo era muito grande, parecia um túnel, muito bom. Estou a oito dias em Noronha e só agora deu onda, então estou muito feliz por ter conseguido um tubão assim".
Ricardo dos Santos (SC)
Além de Ricardo dos Santos e Bruno Rodrigues, quem também estreou muito bem no Hang Loose Pro Contest 2012 foi o neozelandês Jay Quinn. Ele fez o segundo maior placar da terça-feira na Cacimba do Padre - 16,84 pontos com notas 8,67 e 8,17. "Estou muito feliz por ter vencido essa bateria. Deu tudo certo para mim, achei boas ondas e espero que continue assim" disse Jay Quinn.

Os principais cabeças de chave do evento também se apresentaram no primeiro dia e ambos se classificaram em segundo lugar nas suas baterias. O número 1, Gabriel Medina, usou a combinação tubo seguido de aéreo para superar o norte-americano Tim Reyes e o surfista local de Noronha, Caia de Souza, na disputa vencida pelo carioca Jerônimo Vargas.  O mar mudou na minha bateria, ficou bem difícil, mas preferi ficar no canto (próximo do Morro Dois Irmãos) porque vi que as ondas estavam melhores lá", contou Gabriel Medina, que não se importou por não ter vencido a bateria. "Se eu passasse com duas notas 1 estaria amarradão também, mas quero achar ondas melhores porque meu objetivo aqui é ganhar. Eu sempre entro nos campeonatos pra ganhar, então o importante agora era classificar".
Gabriel Medina (SP)
O cabeça de chave número 2, Damien Hobgood, teve mais trabalho no confronto seguinte e só confirmou a classificação na onda que surfou nos últimos segundos. Com ela, tirou o espanhol Gony Zubizarreta do campeonato para passar atrás do pernambucano Bernardo Pigmeu, que dominou toda a bateria. "Dei muita sorte. O tubo abriu limpo, a onda foi boa, muita sorte mesmo", confessou Damien Hobgood. "No começo da bateria estava até legal o mar, depois a correnteza entrou e não consegui mais ver nenhuma onda boa. Eu sabia que tinha que correr atrás e não desisti até o fim. Acho que fui premiado por isso e estou muito feliz por ter conseguido a classificação".

Os estrangeiros são maioria entre os inscritos no Hang Loose Pro Contest 2012 e conseguiram o maior número de vitórias no primeiro dia, nove contra sete dos brasileiros. O campeonato já começou com o francês Charles Martin, da Ilha Guadalupe, e o norte-americano Nathaniel Curran, derrotando o paraibano Fábio Gouveia e o cearense Dunga Neto.
Damien Hobgood (EUA)
A segunda bateria foi 100% verde-amarela e o jovem Filipe Toledo foi o primeiro brasileiro a se classificar em primeiro lugar. Surfistas da Austrália, França, Taiti, Alemanha, Nova Zelândia, África do Sul e Peru, também estrearam com vitórias em Fernando de Noronha. Os havaianos é que decepcionaram, com seis sendo eliminados e apenas dois se classificando em segundo lugar nas suas baterias.

"Eu gastei muita grana para estar aqui, a viagem é longa, então eu não podia perder", disse o australiano Stu Kennedy. "Eu não estava muito confiante no meu backhand, estava mais à vontade nas direitas e bom que consegui pegar duas ondas boas lá pra vencer. É a minha primeira vez aqui (Fernando de Noronha), então estou amarradão que consegui passar a minha primeira bateria neste lugar muito lindo".

Foram realizados dezesseis dos 24 confrontos da primeira fase, que recomeça nesta quarta-feira em Fernando de Noronha. A primeira chamada para a 17.a bateria foi marcada para as 8 horas na Cacimba do Padre e nela estreia o campeão do Hang Loose Pro Contest em 2010, C. J. Hobgood, com havaiano Sebastien Zietz e os brasileiros Messias Felix e Yan Guimarães.

Por João Carvalho / Fotos Daniel Smorigo

Post a Comment