Florence vence Volcom Pipe Pro 2012

Condições excelentes voltaram a marcar presença no quarto dia de competição do Volcom Pipe Pro, WQS 5*. O swell manteve-se com ondas de cerca de 2 metros e meio e perfeitos tubos que fizeram as cabeças dos atletas. Quem compareceu pode conferir John John terrível, onde fez o impossível para ganhar um 10 e um 9.93 pontos, e, com isso, garantir, pela segunda vez o pódio de campeão do Volcom Pipe Pro.
Foi nas quartas-de-final onde John John Florence teve seu destaque e fez a melhor nota da bateria, 16.34 e confirmou presença nas semifinais, juntamente com Bruce Irons, Nathan Yeomans (USA), Jonathan Gonzalez (CNY), Kai Barger (HAW), Tanner Hendrickson (HAW), Billy Kemper (HAW) e Jamie O´Brien (HAW).

Nas semifinais, a história mudou e foi Jamie O´Brien que realizou a melhor nata, 17.77, avançando com Kai Barger, 17.10, para a grande final. A estes juntaram-se John John Florence e Nathan Yeomans. Bruce Irons ficou com 5º lugar.


A final de 35 minutos entrou para a água, composta por três havaianos e um americano,  Jamie O´Brien, Kai Barger, John John Florence e Nathan Yeomans (USA). O´Brien começou da melhor forma e fez um 9.00 e um 8.33 garantindo desde cedo a liderança. John John Florence durante os 33 minutos da bateria, realizou ondas muito baixas, estando na terceira posição, em combinação, assim como Bager e Yeomans.

Barger depois conseguiu sair da combinação, fazendo um 9.33, mas faltou-lhe uma segunda onda boa, O´Brien continuava na liderança. Quando o tempo atingiu os últimos cinco minutos, entraram duas ondas perfeitas de 3 metros. John John surfou a primeira, um tubo de backside super profundo, e quase impossível de sair, saiu juntamente com um enorme spray da onda e conseguiu o 10.00 pontos dos juízes. Na onda de trás arrancou Jamie O´Brien e aumentou ainda mais a liderança com um 9.93.

Quando faltava um minuto para o final, John John encontrava-se na terceira posição, precisando de um 9.40. Percebeu algo no horizonte e remou com tudo. 15 segundos para terminar o heat, o campeão de 2011 conseguiu remar na onda, fez um incrível tubo e venceu! Os juízes deram-lhe um 9.93, e John John Florence ficou para a história. Provavelmente uma das melhores finais de Pipeline.

"Aqui em Pipe, tudo pode acontecer! O Kai e o O´Brien tinham ondas na casa dos 9 pontos, nem acredito!", comentou John John de apenas 19 anos que recebeu um prémio de 20.000 dólares. "Quando faltavam 40 segundos, já me senti derrotado, pensei, boa Jamie ganhou, parabéns! Depois, quando me virei, e vi uma onda vindo, mas nem sabia se ia ou não. Consegui remar, pegar e fiz um bom tubo e ganhei!."



Concluindo: Jamie O´brien foi segundo, Kai Barger terceiro e Nate Yeomans quarto. Os 6 melhores havaianos em prova, ganharam um lugar no Billabong Pipeline Masters, último etapa do ASP World Tour 2012. São eles Jamie O’Brien, Kai Barger, Billy Kemper, Flynn Novak, Fred Patacchia, Kalani Chapman e Bruce Irons. John John Florence já ia participar de qualquer já que faz parte do top 34 melhores surfistas do mundo.


Resultado final
1st - John John Florence (HAW) 19.93pts, $20,000
2nd - Jamie O’Brien (HAW) 19.40pts, $10,000
3rd - Kai Barger (HAW) 18.20pts, $6,500
4th - Nathan Yeomans (CA, USA) 7.57pts, $5,500

Fonte Volcom Pipe Pro / Fotos créditos Volcom

Post a Comment