Rio de Janeiro recebe Billabong Rio PRO em maio

Pelo segundo ano consecutivo as ondas do litoral carioca serão o palco da elite do surfe mundial. No masculino Joel Parkinson, Taj Burrow, Kelly Slater, Owen Wright, Jordy Smith e, pela primeira vez, uma lista com sete surfistas brasileiros que inclui Adriano de Souza, Heitor Alves, Gabriel Medina, Miguel Pupo, Raoni Monteiro, Jadson André e Alejo Muniz, disputam o Billabong Rio PRO 2012, a terceira etapa do "ASP World Championship Tour".
Adriano de Souza (SP) / Foto Kelly Cestari
O evento, que celebra a única etapa do circuito na América Latina, levou em 2011 mais de 80 mil pessoas para a praia e ultrapassou os dois milhões de espectadores na transmissão ao vivo pela internet, além de contar com premiação na casa dos US$ 625 mil dólares e chegar aos Trending Topics Brasil do Twitter durante a final masculina.

"Este é o segundo ano da GEO na realização do evento e para nós é um prestígio imenso ter levado a etapa de volta ao Rio de Janeiro em 2011. Novamente será uma grande oportunidade para o público conferir o campeonato com ídolos mundiais e as estrelas brasileiras da modalidade brilhando nas ondas cariocas", ressalta Leonardo Ganem, presidente da GEO Eventos.

"As etapas masculina e feminina proporcionaram dias de praia cheia. Tivemos a presença do Adriano de Souza na final, ganhador do prêmio, contagiando a torcida brasileira, que mostrou toda a sua paixão pelo esporte e possibilitou uma excelente repercussão nacional e internacional. Com o Rio a Billabong reforça os investimentos no Brasil, dando continuidade à maior premiação do circuito e trazendo novidades para que o público interaja cada vez mais com o evento. Além disso, o apoio da Prefeitura do Rio mostra o potencial que temos, seja no surf no Brasil ou na realização de eventos no Rio de Janeiro, com sua beleza e alegria. E dessa vez, a presença de sete brasileiros no tour, uma maioria histórica, nos motiva a fazer da etapa um grande sucesso", afirma Alessandra Berlinck, CEO do Grupo GSM para América Latina.
Mineirinho venceu a etapa de 2011 / Foto Kirstin Scholtz (ASP)
Além dos 34 surfistas que compõe o ranking da ASP (Associação Profissional de Surf), mais dois nomes entram no line-up masculino do evento. Um deles é Peterson Crisanto, surfista paranaense de 20 anos, que venceu uma das etapas do PRO JR no mês de fevereiro na Austrália e competiu entre os ídolos da elite mundial no Rio PRO de 2011. "Meu sonho era estar entre os tops do surf e pude realizá-lo no ano passado. Agora tenho a oportunidade de voltar, aprender mais e fazer ainda melhor. O surf jovem do Brasil está em alta e temos que fazer desse momento uma constante, aproveitando a oportunidade de competir em casa e vibrar com a torcida", comenta Petersinho. Os outros surfistas do time Billabong, Ricardo dos Santos e Yan Daberkow, também estarão no Rio durante o evento.

"Após um ano de desafios e metas conquistadas, acredito que estamos no caminho certo para resgatar a identidade surf da Cidade do Rio de Janeiro, trazendo o que há de melhor no surf mundial para o quintal da casa do carioca. Com o apoio da Billabong, da Prefeitura do Rio e da RIOTUR, vamos trazer a disputa do título de melhor surfista do planeta. E, quem sabe, pela primeira vez na história assistir os passos do primeiro brasileiro a ser campeão do mundo", Teco Padaratz, sócio-diretor do evento.

A elite feminina está de volta à Cidade Maravilhosa em 2012 por meio do Billabong Girls Rio PRO, quinta etapa do circuito mundial das mulheres, que traz as brasileiras Silvana Lima, número 5 do ranking, e Jacqueline Silva, além das surfistas estrangeiras como Courtney Conlogue, Stephanie Gilmore, Sally Fitzgibbons, Carissa Moore, Sofia Mulanovich e Alesa Quizon, havaiana vice-campeã mundial do World JR que entra na lista como wild card. O evento contará ainda com a presença de Maya Gabeira, a big rider carioca que assinou coleção de verão para a Billabong e desembarca no Brasil para acompanhar a etapa e apoiar os atletas, além de atuar na transmissão ao vivo do campeonato via internet.
Taj Burrow (AUS) / Foto Kirstin Scholtz (ASP)
Diferente do ano passado, dessa vez a estrutura da competição contará com três sedes para a realização das baterias, sendo a principal na Barra da Tijuca (Postinho) e as outras duas alternativas no Arpoador e no Canto do Recreio, sempre dependendo das ondas e das condições climáticas. O objetivo da organização do evento é proporcionar melhores condições de onda nessa época do ano, garantindo um evento espetacular.

Post a Comment