Medina é 10 nos tubos de Fiji

É do fenômeno Gabriel Medina a primeira nota 10 do Volcom Fiji Pro nos tubos de Cloudbreak, na ilha de Tavarua. A nota máxima saiu na onda que ele pegou nos primeiros segundos da bateria com o australiano Yadin Nicol. Medina já dropou botando pra dentro da onda, foi atravessando as placas que caíam a sua frente e ainda mandou dois cutbacks com muito estilo para fechar a melhor apresentação desta quarta etapa do ASP World Tour 2012.

Gabriel Medina (SP) / Foto Kirstin Scholtz (ASP)
"Foi incrível e estou muito feliz por conseguir a nota 10", falou Gabriel Medina. "Eu estou só querendo surfar, pegar os tubos, me divertir. Eu não sabia o que ia fazer, a onda veio e fui para ela. Esta é só a minha segunda vez que surfo aqui em Fiji e já ouvi que tem outro swell (ondulação) vindo aí. Estou achando muito bom e queria poder competir também em Restaurants (outra onda reservada para o evento, na ilha de Namotu)".

O paulista Miguel Pupo também brilhou nas esquerdas de Cloudbreak na segunda-feira para ganhar de Matt Wilkinson o confronto dos vencedores das etapas do ASP Prime no Brasil este ano. E o campeão do Hang Loose Pro Contest nos tubos da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha (PE), superou o do Quiksilver Saquarema Prime encerrado domingo passado nas esquerdas da Praia de Itaúna.
Kelly Slater (EUA) / Foto Kirstin Scholtz (ASP)
Medina e Pupo aumentaram para cinco o número de brasileiros na terceira fase do Volcom Fiji Pro, juntando-se a Adriano de Souza, Heitor Alves e Alejo Muniz que estrearam com vitórias no domingo. Ainda tem o duelo do carioca Raoni Monteiro com o australiano Kai Otton que fecha a repescagem e ficou para a terça-feira.

O mar baixou para 4-6 pés na segunda-feira, mas ainda proporcionou grandes momentos durante o dia e novos recordes foram estabelecidos. Só que o vento apertou e acabou com a formação das ondas em Cloudbreak. A comissão técnica, então, decidiu adiar as duas últimas baterias para a terça-feira, com a primeira chamada marcada para as 8 horas em Fiji.
Miguel Pupo (SP) / Foto Steve Robertson (ASP)
A segunda-feira começou com Kelly Slater pegando bons tubos para bater fácil o surfista local, Isei Tokovu, com uma larga vantagem de 15,90 a 6,10 pontos. Na segunda bateria do dia, Taj Burrow também superou o catarinense Willian Cardoso na escolha das ondas para vencer por 12,66 a 8,07 pontos. Depois o mar melhorou e Julian Wilson surfou tubos incríveis que valeram duas notas acima de 9 para o australiano aumentar o maior placar do campeonato para 18,57 pontos de 20 possíveis.

"As condições estão realmente boas hoje (segunda-feira)", disse Julian Wilson. "Está muito perfeito. Eu não comecei bem o campeonato ontem (domingo) e estava realmente frustrado por isso. Mas, hoje deu tudo certo. Minha primeira onda já foi boa e me deu confiança para o restante da bateria. Foi ótimo conseguir duas notas altas para fazer o recorde de pontos, fico feliz por isso".
Taj Burrow (AUS) / Foto Kirstin Scholtz (ASP)
Duas baterias depois, Gabriel Medina ganhou a primeira nota 10 dos juízes logo no início e os tubos continuaram bombando em Cloudbreak nos dois confrontos seguintes. Miguel Pupo chegou a surfar dois na mesma onda para sacramentar a vitória sobre Matt Wilkinson. Ele recebeu nota 8,03 e com ela virou o resultado para 16,96 a 15,76 pontos há três minutos do fim, pois já tinha pegado um tubo muito bom na onda anterior que valeu 8,93.

Os 16,96 pontos seriam o segundo maior placar do dia se Adrian Buchan não atingisse 17,04 para vencer uma bateria igualmente apertada contra o também australiano Kieren Perrow. Depois, o português Tiago Pires despachou a sensação norte-americana, Kolohe Andino, por 11,00 a 5,93 pontos em uma disputa fraca de ondas. O vento já começava a deteriorar as condições do mar e só aconteceu mais uma bateria, vencida pelo americano Brett Simpson.
Dos cinco brasileiros já classificados, o único que ainda aguarda o encerramento da repescagem para conhecer seu adversário é o paulista Adriano de Souza. Mineirinho defende a quarta posição no ranking e foi escalado para fechar a terceira fase, podendo ser contra Raoni Monteiro, caso passe por Kai Otton.

Mas, um duelo brasileiro já está formado na quinta bateria, entre o catarinense Alejo Muniz e o paulista Gabriel Medina. Esta rodada é eliminatória e só os vencedores se classificam para a quarta fase. Na oitava bateria, o cearense Heitor Alves enfrenta o francês Jeremy Flores. E na 11.a e penúltima, o paulista Miguel Pupo vai encarar o recordista de pontos do Volcom Fiji Pro, Julian Wilson.

Transmissão ao vivo

Post a Comment