Jacqueline e Mulanovich batem recordes no Peru

As surfistas da América do Sul foram os destaques da quinta-feira na etapa do ASP 6-Star, Movistar Women´s Pro no Peru. A peruana Sofia Mulanovich surfou a melhor onda do campeonato - nota 9,8 - e a brasileira Jacqueline Silva fez um dos maiores placares - 15,50 pontos - do dia nas esquerdas perfeitas de 3-5 pés em Lobitos. As previsões estão se confirmando e a expectativa é de ondas maiores e de mar clássico para os dois últimos dias da batalha pelos importantes 3.500 pontos no ranking que classifica seis surfistas para a elite das top-16 do ASP Women´s Tour.
Jacqueline Silva (BRA)
No momento, Sofia e Jacqueline estão fora do grupo das dez primeiras do WCT 2012, que são mantidas para o ano que vem. A campeã mundial de 2004, Sofia Mulanovich, está confirmando seu nome com o penúltimo lugar na lista das seis que sobem pelo ASP World Star, enquanto Jacqueline Silva necessita de um bom resultado no Peru para entrar na briga pelas vagas do ranking de acesso para permanecer na divisão de elite em 2013.

A quinta-feira já começou bem para as sul-americanas. A argentina Ornella Pellizzari ganhou o primeiro confronto do dia, o segundo foi vencido por Jacqueline Silva e no quarto deu dobradinha peruana de Sofia Mulanovich com Anali Gomez. As brasileiras Suelen Naraisa, Gabriela Leite e Barbara Segatto e a peruana Laurene Chavel, foram as outras surfistas do continente classificadas para a rodada das 24 melhores do Movistar Women´s Pro 2012.
Sofia Mulanovich (PER)
"Foi muito boa a minha estréia aqui em Lobitos, até mais do que eu esperava, pois há tempos não fazia uma bateria boa, com um high-score (nota alta)", contou Jacqueline Silva. "As ondas estão muito boas e é só ter um pouco de paciência para escolher bem as melhores das séries. O mar subiu, as condições estão muito boas e pra mim o circuito está começando agora, porque meus resultados anteriores não foram bons. Agora é concentrar as energias na luta por um bom resultado aqui e tentar buscar a classificação para 2013 nas próximas etapas".

A catarinense vai disputar a primeira bateria desta sexta-feira em Lobitos, contra a argentina Ornella Pellizzari, a australiana Dimity Stoyle e Anali Gomez, que conseguiu uma virada espetacular na última onda para confirmar a dobradinha peruana com Sofia Mulanovich, sobre a australiana Nicola Atherton e a venezuelana Adriana Cano. Anali Gomez foi campeã sul-americana do ASP South America Women´s Series em 2010 e vice-campeã na final do ano passado com a equatoriana Dominic Barona, uma das 24 surfistas eliminadas na quinta-feira.
Arena do evento
"Estou muito contente com o resultado da bateria, com duas peruanas classificadas", disse Anali Gomez. "Fiquei um pouco nervosa no início, mas fui buscando meu ritmo na bateria, que foi muito equilibrada. A Nicola (Atherton) fez uma marcação dura, mas, depois que a Sofia fez a sua melhor onda (9,8), me senti mais segura e achei duas boas ondas que me deram a classificação. Lobitos é um lugar que me encanta e graças a Deus passei para a próxima fase junto com a Sofia, o que é um grande estimulo para conseguir um bom resultado aqui".

A australiana Nicola Atherton liderou quase toda a bateria, até Sofia Mulanovich surfar a melhor onda do Movistar Pro 2012. Certamente, foi uma das maiores do dia. A esquerda abriu uma longa parede, perfeita para a peruana desferir uma incrível série de onze batidas e rasgadas na onda que valeu a maior nota do campeonato - 9,80.
Anali Gomez (PER)
Sofia saiu do mar e foi logo embora da praia por estar abalada pela notícia da perda de um grande amigo. Um dos surfistas mais famosos do Peru, Maki Block, filho do legendário ícone do surfe peruano, Piti Block, faleceu durante uma sessão de surfe na manhã da quinta-feira de ondas gigantes em Peñasca, com séries de 4 metros de altura na praia em frente da sua casa.


Além de Sofia, outras três surfistas do grupo atual das top-16 do WCT estão defendendo suas permanências na elite pelo G-6 do ASP Star, a francesa Pauline Ado, a americana Sage Erickson e a australiana Rebecca Woods. Todas passaram para a terceira fase da competição, garantindo um mínimo de 543 pontos no ranking. "Estou bastante feliz por ter me classificado para a próxima fase", disse Rebecca Woods. "As ondas aqui em Lobitos estão ótimas e estava bastante ansiosa por competir nestas esquerdas perfeitas. Todas nós sabemos da qualidade das ondas aqui do Peru e realmente fico muito feliz em termos um evento do Star Tour feminino acontecendo nestas condições".
Lobitos bombando e com tubos perfeitos
Ninguém conseguiu bater a nota 9,8 da Sofia Mulanovich, mas os 15,50 pontos de Jacqueline Silva na segunda bateria da quinta-feira foram superados nas últimas baterias. Na penúltima, a francesa Alizee Arnaud atingiu exatos 16 pontos e foi a recordista do dia em Lobitos. E na última, a americana Sage Erickson venceu com 15,60 pontos, com a brasileira Jacque Silva ficando em terceiro na tabela dos maiores placares da quinta-feira no Peru.

Por João Carvalho / Fotos Kirfa Lens

Post a Comment