Mulanovich é campeã sul-americana de 2012

A peruana Sofia Mulanovich deu mais um show em casa nas boas ondas de 3-4 pés da sexta-feira em Lobitos. Ela novamente surfou a melhor onda do dia - nota 9 - e aumentou para 16,50 o recorde de pontos do Movistar Women´s Pro no Peru. A campeã mundial de 2004 ainda festejou a conquista antecipada do título sul-americano profissional do ASP South America Womens Series 2012, pois foi a única surfista do continente classificada para as quartas de final que vão abrir o sábado decisivo da etapa do ASP 6-Star na cidade de Piura, no litoral norte do país andino.
Sofia Mulanovich, campeão do Sul-americana de 2012, em Lobitos, Peru
"Estou muito contente por estar competindo em casa. É uma sensação incrível surfar na frente de toda esta torcida e eu só tento fazer o melhor para eles", disse Sofia Mulanovich, ainda sem saber do título sul-americano. "Estou me sentindo bem, sem muita pressão e sempre contando com a energia que recebo do meu querido amigo Makki Block (falecido na quinta-feira), que tem me mandado boas ondas nas baterias. Estou bastante feliz por ter passado para as quartas de final e de poder contar com toda esta maravilhosa torcida peruana".

A sexta-feira até começou bem para as sul-americanas, com uma dobradinha da brasileira Jacqueline Silva e da peruana Anali Gomez sobre a australiana Dimity Stoyle e a argentina Ornella Pellizzari no primeiro confronto do dia. No entanto, ambas foram barradas nas baterias formadas por três competidoras da quarta fase. A brasileira acabou eliminada pela australiana Philippa Anderson na vitória de Sofia Mulanovich na disputa pelas duas primeiras vagas nas quartas de final do Movistar Women´s Pro 2012.
Jacqueline Silva
"Estou muito feliz por ter me classificado junto com a Sofia, que é muito querida em seu país e está surfando muito bem aqui", disse Philippa Anderson. "Também estou satisfeita porque este já é o meu melhor resultado neste ano. É a primeira vez que venho para o Peru e estou adorando poder competir nestas ondas perfeitas. Espero poder continuar avançando, pois as ondas estão ótimas e me sinto bastante confortável nestas condições".

Com a classificação para as quartas de final, Philippa se aproximou da lista das seis surfistas que o ASP Women´s Star indica para completar a elite das top-16, grupo que vai disputar o título mundial do ano que vem. Ela já subiu da vigésima para a 15.a posição no ranking que está garantindo até a décima colocada, agora ocupada pela sul-africana Bianca Buitendag. E as duas terão um duelo direto pela última vaga no G-6 na segunda quarta de final do Movistar Pro neste sábado em Lobitos.
Sage Erickson
Esta relação é encabeçada pela norte-americana Sage Erickson, que também passou para o último dia do ASP 6-Star do Peru e já assumiu o quarto lugar no ranking liderado pela sua compatriota, Courtney Conlogue. Em seu primeiro desafio na sexta-feira, Erickson passou em segundo lugar na bateria vencida pela francesa Alizee Arnaud. Depois, derrotou a sul-africana Sarah Baum e a neozelandesa Paige Hareb para confirmar seu nome nas quartas de final.

"Esta é a minha primeira vez aqui em Lobitos e estou adorando. A cidade é bastante acolhedora e as ondas são excelentes, permitem um surfe de alta performance", disse Sage Erickson. "O Peru é conhecido como a terra das esquerdas e estou realmente encantada com o potencial das ondas aqui. Os pontos deste evento são muitos importantes para mim e daqui pra frente pretendo me concentrar o máximo possível para passar mais baterias até a final".
Philippa Anderson
Quem também melhorou a posição para garantir sua permanência na elite pelo ASP Women´s Star foi a australiana Rebecca Woods. Ela já subiu para o quinto lugar no ranking e é a segunda na lista das seis indicadas para o Dream Tour 2013 no momento. Depois vêm as francesas Pauline Ado e Alizee Arnaud, a peruana Sofia Mulanovich permanece em penúltimo no G-6 e a sul-africana Bianca Buitendag tirou a última posição da australiana Nikki Van Dijk, mas é ameaçada de perto principalmente pela sua compatriota, Sarah Baum, e pela havaiana Alana Blanchard.

Por João Carvalho

Post a Comment