HISTÓRIA DA MARCA PENA

Até o início dos anos setenta (70) o surf era praticado com pranchas de apenas uma quilha (monoquilha).
Em 1976, o australiano Mark Richards desenvolveu a primeira prancha com duas quilhas ou biquilha com a qual foi quatro vezes campeão mundial de 1979 a 1982. A nova dinâmica de surfar e executar manobras era sucesso em todo o mundo.
A monoquilha tornou-se ultrapassada. Sem recursos para adquirir uma prancha biquilha, o surfista Raimundo Bernardo Neto (Pena) arriscou-se na idéia de transformar sua prancha monoquilha em biquilha. Utilizando ferramentas artesanais, desencapou sua prancha, sobrando apenas o bloco de Poliuretano. O processo de conversão era um pouco complexo, exigia a ultilização de matéria prima como resina, fibra de vidro, tinta e outros materiais. Mas o Pena não desistiu, ele sonhava com aquela prancha! Após quatro dias de trabalho estava pronta. Agora é remar e botar para baixo e ver o que aconteceria.
Com o sucesso da prancha vários amigos levaram suas pranchas para transformá-las, nascendo então a Pena Surfboards, funcionando na Rua Princesa Isabel, 562 - Fortaleza. Foram convertidas aproximadamente duzentas pranchas. A oficina foi equipada e estruturada com salas de shape e laminação. Já éramos fabricantes de pranchas, parecia um sonho!
Surf diariamente, trabalhar em prol do desenvolvimento do esporte e envolvendo irmãos e amigos. Mas, naquela época, não existia muita oferta de roupa apropriada para o surf. A origem da marca PENA está conectada a vontade de surfar e ao ideal de ver o mercado de surfwear cada vez mais profissional. Em 1986 os irmãos Raimundo Bernardo Neto e Lígia Maria, fundaram a Pena Indústria e Comércio LTDA. Para atuar no ramo de confecção no segmento surfwear.
No começo eram apenas duas máquinas de costura e uma pequena estamparia. A confecção foi se desenvolvendo e ocupando os espaços da oficina de pranchas que posteriormente passou a ser administrada pelos irmãos: José Rubéns e Petrônio. Em 1989, abrimos uma pronta entrega na Avenida Tristão Gonçalves que foi responsável pelo cadastro de inúmeros clientes, muitos parceiros até os dias de hoje. Em 1990, Iniciamos o trabalho com representantes na busca de oferecer cada vez mais um serviço diferenciado. Em 1992 mais uma irmã, Brígida Frazão, passou a fazer parte da sociedade.
Em 1993, a empresa mudou-se para Rua Princesa Isabel, 198, permanecendo até hoje.
Atualmente a Pena gera 300 empregos diretos e aproximadamente 600 indiretos entre tercerizados, faccionistas e licenciados, além de um quadro de 25 representantes.
O Surfwear é um segmento de moda que tem tudo a ver com o Spirit Of Freedom, é descontraído, alegre, confortável e tem identidade própria. Nossa história é fruto da dedicação de diversas pessoas importantes na construção da marca Pena.
Agradecemos aos clientes, parceiros, representantes, colaboradores, fornecedores, atletas, fotógrafos, modelos, amigos, ex-funcionários e familiares, enfim, à todos os profissionais que contribuem de forma direta ou indireta para o crescimento da empresa, acreditando na seriedade do nosso trabalho, e principalmente à Deus que nos concede esta benção.

Você é parte dessa história!
Raimundo Bernardo Neto - Pena
Lígia Maria de Sousa Tavares
Brígida Maria de Sousa Frazão
FONTE: SITE PENA - WWW.PENA.COM.BR

Post a Comment