Burle e Cotton na disputa da maior onda, surfada em Nazaré

Depois do havaiano Garret McNamara, os surfistas britânico Andrew Cotton e o brasileiro Carlos Burle entram na fila para provar que surfaram a maior onda. As ondas foram surfadas no último domingo (27), em Nazaré, Portugal. 
Andrew Cotton já é um velho conhecido na Praia do Norte, uma vez que acompanha Garrett McNamara desde 2011 em busca das maiores ondas. Foi ele que pilotou o jet ao puxar Garrett McNamara para aquela que é, ainda, o recorde mundial de maior onda surfada.

Já o brasileiro Carlos Burle pode ter batido o recorde de Garrett McNamara, ao surfar uma onda gigante na praia de Nazaré, que segundo estimativas foi de 30 metros. Um corpo de jurados, provavelmente em abril, vai analisar o feito de Carlos para homologar o recorde. A atual marca do havaiano é de 24 metros, que também foi alcançada no mesmo local, no ano de 2011.

No domingo Cotton surfou uma onda muito grande. No entanto, o surfista Carlos Burle, depois que salvou a surfista Maya Gabeira, após uma queda que a fez quebrar o tornozelo e chegou a ser reanimada na praia, voltou para ao mar e dropou uma onda gigante, o que o coloca na briga pelo título. A surfista, no momento, passa muito bem. Porém, a decisão da maior onda surfada em 2013 será decidida em maio de 2014, no Billabong XXL Awards, o Oscar das Ondas Gigantes. (Onda do Burle)
O Canhão da Nazaré é um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilômetros de comprimento e cinco quilômetros de profundidade. O “Canhão da Nazaré” canaliza a ondulação do Oceano Atlântico para a Praia do Norte criando grandes ondas e proporcionando condições únicas para a prática desta modalidade.

Redação InnerSport

Post a Comment