Onze países e 116 inscritos no Mahalo Surf Eco Festival

Restam apenas doze vagas para completar o limite de 128 participantes do Skol apresenta Mahalo Surf Eco Festival, que começa na próxima terça-feira na Praia da Tiririca, em Itacaré, no litoral sul da Bahia. Esta será a penúltima etapa do ASP World 4-Star da temporada 2013, portanto é decisiva para quem busca terminar entre os 100 primeiros do ranking para participar dos eventos mais importantes do Circuito Mundial no ano que vem. Em relação à última parcial divulgada, mais trinta surfistas foram confirmados para disputar os 95 mil dólares e 1.000 pontos que estarão em jogo em Itacaré, sendo 24 do Brasil, três da Venezuela, um da África do Sul e dois da França, que não tinha nenhum inscrito. Com isso, sobe para onze o número de países que estarão representados na Bahia.
Bino Lopes (BA)
Entre os brasileiros que entraram agora, destaque para os potiguares Alan Jhones e Italo Ferreira, que em 2012 conquistou o título sul-americano Pro Junior da ASP South America no Surf Eco Festival, além de dois campeões brasileiros que já defenderam o país na elite mundial do WCT, o carioca Leonardo Neves e o cabo-friense Victor Ribas, que até hoje é o brasileiro que obteve a melhor colocação no ranking do ASP World Tour, terceiro lugar em 1999. Com mais 24 inscritos, o Brasil já atingiu 91 participantes no Mahalo Surf Eco Festival apresentado pela Skol.

Já o número de estrangeiros subiu de 19 para 25. Reforçado pela entrada de Colin Saunders, Yoyssis Delgado e Korak Tinoco, o time da Venezuela igualou o número de cinco participantes dos Estados Unidos, com ambos formando os maiores pelotões nacionais, sem contar o Brasil. A África do Sul também passou a ter a mesma quantidade de quatro surfistas da Argentina com a confirmação de Diran Zakarian. E os dois novos inscritos para defender a França em Itacaré são Tom Cloarec e Paul Cesar Distinguin.
Além dos seis países acima citados, tem mais cinco que terão um competidor cada. Ryan Bignold é o único representante da Austrália, assim como Oney Anwar da Indonésia, Hiroto Arai do Japão, Marco Giorgi do Uruguai e Noe Mar McGonagle da Costa Rica. O Mahalo Surf Eco Festival será disputado entre os dias 15 e 19 de outubro, começando na terça-feira da próxima semana e terminando no sábado, quando acontece o primeiro grande show do evento em Itacaré, com as bandas O Rappa, Diamba, Massa Sonora e Tuca Fernandes.

Depois de sete anos sem receber uma competição internacional, a bela cidade do litoral sul da Bahia retorna ao calendário da ASP promovendo um dos eventos mais tradicionais do Brasil na atualidade. Esta será a sexta edição do Surf Eco Festival produzido pela Dendê Produções. A primeira foi em 2008 na igualmente paradisíaca Praia do Forte, no município de Mata de São João, no litoral norte baiano. Na estreia, foram disputadas etapas do WQS masculina e feminina vencidas por dois grandes representantes do Brasil na elite mundial do WCT, Adriano de Souza e Silvana Lima.
Krystian Kymerson (ES)
Em 2009, o evento mudou para a capital Salvador e, além da prova do WQS, passou a fechar o Circuito Pro Junior da ASP South America, definindo os campeões sul-americanos Sub-20 masculino e feminino e o time para representar o continente no Mundial Pro Junior da ASP . A maioria dos brasileiros que fazem parte do grupo atual do ASP Tour já vestiu a lycra de competição do Surf Eco Festival na categoria para surfistas com até 20 anos de idade, como os paulistas Gabriel Medina, Filipe Toledo, Miguel Pupo e o catarinense Alejo Muniz.

As duas primeiras edições em Salvador aconteceram na Praia da Armação do Jardim de Alah e as outras duas na Praia de Jaguaribe, em frente ao SESC Piatã, onde Bino Lopes conquistou a única vitória baiana na história do evento em 2011. No ano passado, foi a vez do capixaba Krystian Kymerson ganhar o seu primeiro troféu de campeão em etapas do Circuito Mundial da ASP e está confirmado para defender o título em Itacaré. A decisão foi contra outro baiano, Franklin Serpa, que terminou em segundo lugar na despedida do Surf Eco Festival da capital soteropolitana.
Italo Ferreira (RN)
Para marcar a estreia do Mahalo Surf Eco Festival em Itacaré, a Dendê Produções preparou uma agenda especialmente desenvolvida para o público que comparecer na Praia da Tiririca. Várias atividades fazem parte do Programa Socio ambiental apoiado pela Petrobras, como o ECO Mural, coleta seletiva do lixo, exposição de animais taxidermizados e também serão ministradas palestras e haverá exibição de filmes para incentivar a preservação da biodiversidade.

Cerca de 3.000 crianças de escolas municipais de Itacaré e dos distritos de Taboquinhas, Água Fria e da zona rural, vão conhecer de perto um grande campeonato internacional de surfe durante os cinco dias do Mahalo Surf Eco Festival. Eles também vão participar das atividades sócio ambientais e assistir as apresentações de grandes estrelas do surfe brasileiro e de vários competidores de outros países nas ondas da Praia da Tiririca. A parte musical também mereceu uma atenção especial dos organizadores e os shows vão acontecer no dia 19 de outubro com as bandas O Rappa, Diamba, Massa Sonora e Tuca Fernandes.

Por João Carvalho / Fotos Fabriciano Jr./Dendê

Post a Comment