Ele surfa desde os nove anos de idade e é shaper da Crabs Surfboards. Ele fugiu da cidade e foi morar em Ubatuba, há três anos. Ele vive e respira surf. Hermes Matos Pacini é o criador da parafina natural, produto que não agride o meio ambiente.
“Hoje não vejo minha vida sem o surf, pois faço dele o meu trabalho, de todos os lados. A Parafina Natural foi uma busca por algo novo e ecologicamente correto”.
LIGA DO SURF – Quais são as diferenças entre a parafina natural e a convencional?
HERMINHO: A principal diferença está relacionada à fórmula das parafinas, no caso parafina é um derivado do petróleo e seu resÃduo é altamente tóxico, assim como sua sobra. Nossa parafina não tem o nome de Natural por acaso, todos os ingredientes usados são naturais e não causam danos a natureza se deixados no meio ambiente e nas praias, pois será rapidamente absorvido.
LIGA DO SURF – A parafina natural é igual em relação à qualidade?
HERMINHO: Posso dizer que é até melhor, e as comparo com as parafinas importadas, como Stick Bumps e Sex Wax. Pois tem excelente aderência, durabilidade e é de fácil passagem na prancha, e isso por experiência própria eu posso dizer, pois já usei muita parafina na vida.
LIGA DO SURF– De onde surgiu a idéia de se fazer esse tipo de produto?
HERMINHO: Já está mais do que na hora da indústria voltada ao surf se conscientizar e começar a pesquisar produtos que não agridam, ou causem menor impacto ao meio ambiente. Com as parafinas não poderia ser diferente e pensando nisso, começamos a pesquisar produtos alternativos e o que poderia ser feito para ajudarmos a natureza. Começamos os testes e o resultado foi excelente, daà à produção foi um pulo.
LIGA DO SURF – O mercado está reagindo bem à nova parafina?
HERMINHO: Certamente, onde ela é apresentada, causa um grande impacto. Todos ficam surpresos com a qualidade alcançada através de um produto natural e logo a substituição de suas parafinas tradicionais por Natural acontece.
LIGA DO SURF– Quais as matérias-primas para a fabricação dela? E como é o modo de preparo?
HERMINHO: O principal componente da parafina Natural é a cera de abelha, um produto orgânico e de resÃduo limpo. Outros produtos são usados, para dar “pegada” à parafina e todos eles são naturais ou orgânicos e tem perda zero na fabricação da parafina Natural. Quanto a fabricação, não tem muito segredo, todos os ingredientes são misturados e aquecidos, para que eles se tornem homogêneos, daà é só colocar nos moldes e esperar esfriar.
LIGA DO SURF – A parafina natural é vendida aonde?
HERMINHO: Estamos introduzindo a parafina Natural por surfshops de todo o Brasil, cadastrando representantes e vendedores. Há também a venda direta, através do e-mail: parafa_natural@hotmail.com e em breve através do site, que está em fase final.
Já está mais do que na hora de valorizarmos trabalhos que trazem orgulho para quem gosta de surf, para quem ama a natureza e para quem valoriza a criatividade e o trabalho brasileiro.
Postar um comentário