Os freesurfers, da equipe Billabong, Luke Egan e Mark Occhilupo, conhecido como Occy, desembarcam esse mês no Rio de Janeiro para participar do SuperSurf ASP World Masters Championship, evento que acontece a cada década e reúne as estrelas do passado em duas categorias: Master (36 a 49 anos) e Grand Master (para competidores com 50 anos ou mais). No Brasil, a edição será realizada de 26 a 31 de julho na praia do Arpoador.
|
Mark Occhilupo |
Mark Occhilupo, o famoso Occy, aos 45 anos acumula mais de 20 só de experiência em cima da prancha, tempo no qual ficou famoso também por sua irreverência, raça e carisma, que, aliadas as suas rasgadas, seu surf de pressão e suas manobras fortes, lhe renderam o apelido de “touro indomável”. Occy trouxe o espÃrito do surf australiano para o mundo, com seu estilo largado e inovador. Foi coroado rei de Jeffreys Bay e por lá realizou baterias inesquecÃveis. Com ele veio também a inovação nos boardshorts, pois seus modelos eram sempre diferentes, coloridos e personalizados. A partir dele, todos os outros surfistas começaram a ter suas linhas de boardshorts.
Occy começou a surfar aos 13 anos e foi o surfista mais jovem a ser patrocinado. Ganhou seu primeiro titulo na década de 80 e em 1999 tornou-se campeão mundial na Barra da Tijuca (última vez que veio ao Brasil) consagrando-se como o surfista mais velho a ganhar o titulo e o último campeão do século XX. Em 2006 teve publicada sua biografia: “Occy – O ano do touro”, que conta toda sua história, e juntou mais um tÃtulo a sua história pessoal, assim como o documentário The Occymentary. No ano seguinte, após participar do Billabong Pipeline Masters, ele anunciou sua aposentadoria do circuito oficial, não deixando de lado a paixão pelo esporte e pelo freesurf. Longe das competições oficias, Occy continua sua parceria com a Billabong (marca que o acompanha desde o inicio) e hoje é responsável pelos eventos infantis da label na Austrália, como o Occy’s Grom Comp.
|
Luke Egan |
Já Luke Egan, australiano de 41 anos, fez parte da elite mundial do surf por 18 anos, dos quais quatro foram comemorados com tÃtulos no WT (circuito mundial de surf realizado pela ASP – Association of Surfing Professionals). No ano de 2005, Luke aposentou-se e ao deixar as competições, seguiu o caminho natural dos atletas da Billabong, entrou no quadro de funcionários da marca, tornando-se Gerente de Marketing na Austrália. Atualmente, além de freesurfer é também Manager de Joel Parkinson, surfista que ocupa a 2° posição no ranking.
As duas lendas do surf mundial disputarão as ondas do Arpex com grandes nomes que fizeram história no cenário nacional, como Teco Padaratz e Peterson Rosa.
Postar um comentário