Shane Dorian e Billabong criam wetsuit inflável

Desde que se aposentou das competições do circuito da elite mundial, o havaiano Shane Dorian vem perseguindo os maiores swells durante os últimos anos, conquistando um merecido lugar entre os melhores e mais destemidos big riders do planeta.

No entanto, em uma sessão de surf em Mavericks, Califórnia (EUA), durante um potente swell no oceano Pacífico, o havaiano Shane Dorian passou pelo pior wipeout de sua carreira, no qual o big rider quase se afogou. Como resultado, Shane Dorian buscou inspiração na terrível experiência para desenvolver em parceria com a Billabong um novo modelo de wetsuit que promete revolucionar o big surf. "Eu dropei a onda errada e levei uma vaca horrível. Foi terrível, ainda levei duas ondas na cabeça e quase me afoguei. Depois disso, tive uma ideia de incorporar uma bexiga de ar, algo como os coletes de avião. Você puxa a presilha e ele infla imediatamente com um cartucho de gás carbônico", conta Shane Dorian, surfista havaiano revelado em Kona.

Depois de refletir por um tempo, o big rider pai de dois filhos enviou um e-mail a Hub Hubbard, gerente de produtos da linha wetsuits da Billabong norte-americana, descrevendo a ideia. Depois de algumas pesquisas, Hubbard rapidamente levou o assunto à Mustang Survival Corporation, conhecida fabricante de roupas secas, sistemas de flutuação e outros equipamentos de salvamento marítimo. Embora a maioria dos produtos do Mustang seja projetada para uso na superfície, a empresa tem experiência na criação de bexigas de poliuretano de alto desempenho para o exército dos Estados Unidos e fabricado um novo sistema de bexigas para a Billabong.

Com as bexigas fabricadas pela Mustang em mãos, Hubbard trabalhou em parceria com Barbara Mau, da Express Wetsuit, para desenvolver uma peça protótipo. "O design da roupa é muito simples, na verdade. Acrescentamos um grande bolso com zíper na parte de trás do colete para abrigar a bexiga, que está ligada a um compressor de ar e cartucho de gás carbônico encaixados entre os ombros. Uma corda que passa por cima do ombro é puxada em direção à parte superior do tórax. Apenas puxe como um pára-quedas e você irá subir", explica Hubbard.
Shane Dorian testou diversos protótipos em águas calmas e ondas pequenas, e depois de alguns pequenos ajustes, o novo wetsuit Billabong V1 cumpriu precisamente as expectativas do big rider havaiano em relação à segurança, trazendo de volta a confiança do surfista para continuar elevando o nível do surf de ondas grandes. “A primeira vez que usei o colete foi em Cortes Bank, bancada situada a quase 160 quilômetros da costa, no Sul da Califórnia. As ondas estavam muito grandes e eu remava em uma da série, levava uma vaca pesada e era jogado para o fundo. Pensei que seria o momento certo para testar o equipamento. Puxei o cordão e passei do pânico a uma situação totalmente relaxada. Eu não nadava, apenas deixava o colete me trazer de volta à superfície”, revela Shane Dorian.

A principal demonstraçãos pública do wetsuit Billabong V1 aconteceu no último dia 15 de março, quando Shane Dorian e um pequeno grupo de big riders encararam um poderoso swell na temida bancada de Jaws, Maui, Hawaii. Na ocasião, Shane Dorian dropou uma verdadeira bomba estimada em aproximadamente 17 metros. Façanha que lhe garantiu o prêmio em duas categorias – Monster Paddle e Monster Tube -, do Billabong XXL Big Wave Awards 2011.

Quando Dorian botou para dentro do maior tubo de todos os tempos e não conseguiu sair, ele foi esmagado pela onda e levado para o fundo, onde acionou o mecanismo de inflação do Billabong V1.
O big rider havaiano rapidamente voltou à superfície e subiu novamente em sua prancha, remando para o canal com uma corcunda visível em suas costas, para espanto dos inúmeros fotógrafos que registravam a histórica sessão. "Em primeiro lugar, projetamos essa coisa para ajudar a salvar vidas. Eu tive três ou quatro amigos próximos que morreram afogados surfando em ondas grandes. Agora que o projeto está concluído, estou animado para dar mais segurança a todos os meus amigos que são os melhores surfistas de ondas grandes do mundo", comenta Shane Dorian.

Da mesma forma, a equipe Billabong está empolgada por ter desenvolvido um dos produtos de surf mais inovadores na história do esporte. “Estou totalmente honrado em fazer parte deste projeto. Mas esse foi um trabalho em parceria com Shane Dorian, Barbara Mau, Mustang Survival, e toda a equipe global de wetsuits Billabong, que fizeram o V1 tornar-se realidade”, conclui Hub Hubbard.


No vídeo acima, o big rider havaiano Shane Dorian conta como surgiu a idéia para a criação do Billabong V1 e como funciona o revolucionário sistema inflável.

Post a Comment