Ondas de três metros na repescagem em Teahupoo nesta sexta-feira (Foto: ASP)
Raoni Monteiro é apenas o 28º do ranking. Das quatro etapas do Circuito Mundial, só tinha vencido baterias em uma, no Rio de Janeiro, onde parou nas oitavas. Nesta sexta-feira, justamente na onda mais perigosa do Circuito Mundial, chegou à perfeição. Tirou uma nota 10,00 nas esquerdas tubulares de 3m em Teahupoo, a praia dos crânios quebrados. A vitória só não foi perfeita para o surfe brasileiro porque de camisa vermelha, na mesma bateria da repescagem, estava Adriano de Souza, o Mineirinho, terceiro do mundo.
Para sorte dele, porém, Joel Parkinson, lÃder, também caiu. Um pouco antes, o australiano tinha ficado pelo caminho ao perder para o americano Brett Simpson. Foi um dia de zebras que começou com a vitória de Ricardinho dos Santos sobre o aussie Taj Burrow, quinto da temporada.Com as derrotas de Joel e de Taj, a Austrália fica em condição mais difÃcil de tentar quebrar um jejum de 11 anos. O último aussie a vencer a etapa de Teahupoo foi Mark Occhilupo, em 1999, ano em que conquistou o tÃtulo mundial.
Adrian Buchan tira 9,93 (Foto: ASP)
Um forte candidato é Adrian Buchan, dono da segunda maior nota do dia: 9,93 contra o americano Gabe Kling. Joel, por sua vez, não teve chances nesta sexta-feira. Brett Simpson somou 7,67 e 5,67, contra 5,30 e 5,37 do aussie.
- Joel é um dos meus surfistas favoritos. Espero que ele continue na corrida pelo tÃtulo - disse Brett Simpson.
No ranking, Joel é seguido de perto pelo sul-africano Jordy Smith, que passou direto da primeira para a terceira fase em Teahupoo. Já Mineirinho, terceiro, caiu para a repescagem. E teve de enfrentar Raoni.
- Fiz um surfe rápido e deu pra ver que o mar está ficando pesado. Amanhã tenho um amigo a enfrentar – escreveu Mineirinho, na véspera da bateria.
Mineirinho foi o primeiro a remar para uma onda. Entrou em um longo tubo, perdeu a prancha, tentou continuar de peito, mas foi direto para os corais. Ganhou 4,67. Raoni teve a mesma falta de sorte: tubo e queda feia – nota 3,60.
Raoni reagiu na metade da bateria. Com 5,17, assumiu a ponta. A oito minutos do fim, uma onda perfeita se formou. E o surfista de Saquarema não hesitou. Tudo perfeito, nota 10.
- Não sei como descrever. Remei muito e consegui - disse.
- Não sei como descrever. Remei muito e consegui - disse.
Ricardinho dos Santos derrubou Taj Burrow na segunda bateria do dia (Foto: ASP)
Resultados da primeira fase:1. Jeremy Flores (FRA) 9,67 x 0,17 Heiarii Williams (TAH)
2. Ricardo dos Santos (BRA) 14,50 x 8,50 Taj Burrow (AUS)
3. Adrian Buchan (AUS) 17,10 x 6,60 Gabe Kling (EUA)
4. Owen Wright (AUS) 11,50 x 1,83 Adam Melling (AUS)
5. Brett Simpson (EUA) 13,34 x 10,33 Joel Parkinson (AUS)
6. Michel Bourez (TAH) 17, 04 X 10,86 Daniel Ross (AUS)
7. Raoni Monteiro (BRA) 15,17 x 10,67 Adriano de Souza (BRA)
Postar um comentário