No final do ano passado, Kelly Slater anunciou a criação da "Kelly Slater Surf Company", cujo grande projeto inicial passaria pelo desenvolvimento e concretização do sonho de todos os surfistas: uma piscina com a onda mais perfeita do mundo.
De fato, piscinas de ondas já existem espalhadas pelos "cantos" do mundo, como é o caso, na Europa, do WaveGarden, ou na Malásia, do Theme Park's Sunway, mas o que o dez vezes campeão do mundo pretende é a perfeição. O projeto tem, aparentemente, andado ao mesmo ritmo que Slater conquista campeonatos, e, recentemente, foram reveladas algumas especificidades desta onda artificial.
Assim, fala-se, neste momento, na capacidade desta piscina criar ondas perfeitas com cerca de, acredite, dois metros e meio, num intervalo de 5 a 10 segundos e, não menos relevante, com a duração incrÃvel de 1 minuto. Estas ondas serão geradas numa piscina circular que deverá ser instalada em resorts turÃsticos e parques temáticos, e cuja utilização terá um custo de 35 euros.
Quanto ao funcionamento, procura-se, evidentemente, uma reprodução tecnológica da natureza. Assim, as ondas não serão geradas pelo vento ou correntes, mas pela versão artificial destas, ou seja, através de uma hélice - o elemento vermelho que a foto ilustra - que deverá estar constantemente em movimento giratório em torno da piscina, evidentemente atrás de uma parede de protecção.
Destaca-se que, apesar de aparentemente simples, este processo é extremamente complexo em termos de tecnologia e resulta, claro, de anos de experiências e tentativas.
Neste momento Kelly estará, certamente, pensando na forma de festejar o 11º tÃtulo mundial, por isso, recentemente, ainda não se manifestou sobre estas questões.
Postar um comentário