Gabriel Medina na 4ª fase em Peniche

Ao vivo - Mais textos do evento e link da transmissão ao vivo no www.aspsouthamerica.com 

A terceira fase do Rip Curl Pro Portugal foi iniciada nesta segunda-feira, mas as condições do mar se deterioram rapidamente em Supertubos e a competição foi cancelada após a segunda bateria do dia em Peniche. O havaiano John John Florence venceu a primeira e Gabriel Medina ganhou a segunda para também avançar para a quarta fase. Eles são os primeiros a passarem para a primeira rodada das duas chances de classificação para as quartas de final na oitava das dez etapas do ASP World Tour 2012.
Gabriel Medina (BRA)
Medina impressionou mais uma vez com a quantidade de manobras progressivas que conseguia colocar nas direitas e esquerdas de 2-3 pés em Supertubos. Os aéreos arrancaram as maiores notas da vitória massacrante sobre o norte-americano Brett Simpson, por 14,66 a 7,60 pontos. Com a classificação, ele garantiu 4.000 pontos e já ameaça a sétima posição no ranking de Owen Wright, que ainda vai competir na nona bateria da terceira fase, com o também australiano Kai Otton. "Apesar do resultado, a bateria contra o Brett (Simpson) foi difícil", disse Gabriel Medina. "Ele surfou muito bem e eu realmente achei que ele poderia ter virado nesta última onda. Mas, ele (Brett Simpson) não completou o aéreo, então estou amarradão pela classificação. Essa é uma rodada importante para mim e eu realmente quero conseguir um bom resultado aqui".

O norte-americano tinha vencido a primeira das quatro baterias realizadas no domingo (14/10), para fechar a repescagem. O sul-africano Travis Logie também e igualmente foi eliminado na segunda-feira, por John John Florence. O resultado foi mais apertado, 10,17 a 7,70 pontos. Em quarto no ranking, Florence é um dos quatro surfistas com chances matemáticas de sair de Portugal na ponta da corrida pelo título mundial nesta reta final da temporada. Para isso, a condição mínima é ser finalista em Peniche. O australiano Joel Parkinson está na frente, seguido de perto por Kelly Slater, com Mick Fanning em terceiro lugar. Os três ainda vão disputar a terceira fase em Supertubos.

Parko enfrenta o havaiano Dusty Payne na sétima bateria, Kelly Slater está na oitava com o carioca Raoni Monteiro e Mick Fanning fecha a terceira fase com o também australiano Yadin Nicol. Além de Raoni, mais dois brasileiros vão buscar a classificação para terem duas chances de alcançar as quartas de final em Portugal. O catarinense Alejo Muniz vai competir no segundo duelo do próximo dia, com o australiano Josh Kerr. E o defensor do título do Rip Curl Pro, Adriano de Souza, terá que quebrar um tabu para continuar na briga pelo bicampeonato em Peniche. Mineirinho nunca venceu o veterano Kieren Perrow nas cinco vezes que eles se encontraram na terceira fase no ASP World Tour.

A invencibilidade do australiano começou em 2008 no Rip Curl Pro Search na Indonésia. Em 2010, o brasileiro foi derrotado duas vezes, no Hurley Pro Trestles e no Billabong Pipeline Masters. Em 2011, Kieren Perrow também saiu vitorioso na terceira fase do Quiksilver Pro San Francisco e neste ano Adriano novamente foi barrado por ele no Billabong Pro Tahiti.

Por João Carvalho / Foto Kelly Cestari

Post a Comment