Alejo Muniz (BRA) / Foto Kirstin Scholtz / ASP |
Além disso, o pelotão verde-amarelo que fechava o G-10 do ranking unificado antes do Havaí foi rebaixado, saindo da zona de classificação nestas duas etapas finais do ASP Prime no North Shore da ilha de Oahu. Com os resultados da Vans World Cup atualizados no Speed Ranking, o veterano Kieren Perrow já ganhou a vaga do brasileiro Willian Cardoso, que fechava a lista. O australiano ainda ultrapassou o norte-americano Patrick Gudauskas, que pode perder a última vaga porque também foi eliminado na segunda-feira. O catarinense aparece logo abaixo, em 32.o lugar no ranking que está garantindo até o 31.o colocado. Raoni Monteiro é o 33.o, o catarinense Jean da Silva o 34.o e Heitor Alves o 35.o, porém quatro surfistas ainda ameaçam essas posições em Sunset Beach.
Ricardo dos Santos / Foto Kelly Cestari / ASP |
O Pipe Masters também será decisivo para Heitor Alves, Raoni Monteiro e Jadson André, a última chance para eles saírem da zona do rebaixamento do ASP World Tour neste ano. Para Jadson, a única salvação é a vitória, enquanto Heitor e Raoni precisam no mínimo de um nono lugar, ou seja, terão que passar baterias e depender de tropeços dos últimos colocados nos top-22 do WCT para entrar na elite de 2013. Já o catarinense Jean da Silva não conseguiu aproveitar a sua última chance de classificação no segundo confronto do dia em Sunset Beach. Ele enfrentou dois concorrentes diretos e saiu da briga junto com o veterano Tom Whitaker, enquanto o também australiano Kieren Perrow conseguia sua entrada no G-10 com a vitória sobre o já garantido na elite de 2013, Travis Logie, da África do Sul.
Jessé Mendes (BRA) / Foto Kirstin Scholtz / ASP |
Finalista no primeiro desafio da Tríplice Coroa Havaiana em Haleiwa, o catarinense Alejo Muniz festejou a primeira vitória verde-amarela da segunda-feira em Sunset Beach. Três surfistas que estavam na luta para entrar no G-10 ficaram disputando o segundo lugar e o norte-americano Tanner Gudauskas levou a melhor sobre o carioca Raoni Monteiro e o havaiano Dusty Payne. Curiosamente, os dois eliminados são fortes candidatos para receber os dois "wildcards" (convites) que a ASP reserva aos atletas que se contundiram durante a temporada, para poder participar de todas as etapas do ano seguinte. Já o cearense Heitor Alves precisava confirmar sua permanência nas etapas do Havaí e falhou nas duas primeiras tentativas. Foi barrado pelo australiano Kai Otton e o americano Nathan Yeomans na penúltima bateria do dia em Sunset Beach, com toda pressão ficando para o último campeonato do ano em Banzai Pipeline.
Kelly Slater (EUA) / Foto Kirstin Scholtz |
Por João Carvalho
Postar um comentário