Caieiras - São Paulo - Mais uma vez a cidade de Caieiras, no interior de São Paulo, será a sede do Circuito Paulista de Carveboard - Real Surf no Asfalto - Jaws Caieiras 2013. Esta será a 1ª etapa, de quatro, que completa o Circuito até o fim do ano. O evento, que conta com os patrocínios da Urban Surf e Surf Local, ocorre no próximo dia 26 de maio, a partir das 8 horas. A ladeira, que difere homens de crianças, que praticam esta modalidade, foi batizada de Jaws, por ser muito íngreme e perigosa, uma homenagem a poderosa onda havaiana.
Pelo grau de dificuldade que o "pico" apresenta, a organização do evento abrirá inscrição apenas para as categorias open e máster, no valor de 50 reais, que poderão ser feitas no local. Cerca de 30 carveboarders são aguardados para a abertura do Circuito Paulista 2013, que tem a homologação da Federação Paulista de Skate. ( DECIDIRÁ NO LOCAL, EM REUNIÃO COM OS ATLETAS, SE INCLUIRÁ A CATEGORIA FEMININA E INICIANTES ).
A premiação para o campeão desta primeira etapa 2013 será um Carveboard "zerado" da Urban Surf, troféu, além de kit de roupas. Na ocasião também será realizada a homenagem, em forma de Expression Session, ao surfista profissional vicentino Daniks Fischer, que conhece muito bem a temida onda de Jaws. O evento é uma organização da Associação de Carveboard das Ilhas Porchat e São Vicente (Ascarvi), instituição que nos últimos anos dedica-se 100% pelo crescimento da modalidade em território nacional, presidida por Leonardo Branco.
O carveboard - começou por volta de 1992, quando o surfista Laird Hamilton começou a desenvolver um skate para simular o surf. Construído a partir de peças usadas e pneus de bicicleta, o projeto ficou meio esquecido até que apareceu o Mountainboard, utilizando conceitos mais modernos de eixos sobre molas e inclinação no shape. Partindo deste princípio, Joe e Brad Gerlach, criaram o primeiro protótipo do carve, para ser utilizado na gravação de um vídeo de dicas de surf. O skate ficou tão bom que logo Brad e seus amigos começaram a utilizá-lo para treinar quando o mar estava flat. Brad vislumbrou o potencial do skate e o batizou com o nome de carveboard, de onde o termo carve vem da cavada, manobra em que o surfista faz uma curva fechada, inclinando bastante o corpo. Em 1997, ele criou a carveboard sports e começou a fabricar o equipamento em larga escala.
Por Charles Roberto
Postar um comentário