As ondas subiram um pouco na sexta-feira, o suficiente para Teahupoo mostrar seus tubos perfeitos quebrando na bancada de corais mais perigosa do ASP World Tour. Mais três surfistas ganharam nota 10 no segundo dia do Billabong Pro Tahiti, um deles o havaiano John John Florence na bateria contra o brasileiro Miguel Pupo na terceira fase. Agora, só Gabriel Medina defende o país na etapa que abre a segunda metade da temporada 2013 até o dia 26 no Taiti. Ele disputa com o havaiano Fredrick Patacchia a penúltima vaga para a rodada das duas chances de classificação para as quartas de final neste sábado na Polinésia Francesa.
Gabriel Medina / Foto Steve Robertson |
Eles começaram a aparecer com mais frequência um pouco antes, nos últimos confrontos da repescagem que abriram a sexta-feira. Filipe Toledo e Miguel Pupo pegaram bons tubos na bateria que garantia um segundo brasileiro na terceira fase, mas uma eliminação em 25.o lugar também. Ambos computaram duas notas na casa dos 7 pontos e Pupo conseguiu a vitória na última onda que surfou, virando o placar para 15,30 a 14,97 pontos.
Miguel Pupo / Foto Kirstin Scholtz |
Os tubos não paravam de bombar em Teahupoo e logo na sequência o australiano Kai Otton atingiu 19,06 pontos com notas 9,73 e 9,33. A terceira fase também começou quente, com o sul-africano Jordy Smith ganhando por 17,90 a 17,70 do australiano Nathan Hedge. Jeremy Flores voltou a competir e a pegar um tubaço nota 9,77 para derrotar o americano Damien Hobgood por 17,87 pontos. E teve o duelo australiano encerrado em 18,53 a 17,93 da vitória de Josh Kerr sobre Kieren Perrow.
Kelly Slater / Foto Steve Robertson |
Quem também igualou o feito único do australiano Anthony Walsh na quinta-feira foi o defensor do título desta etapa e atual líder do ranking mundial, Mick Fanning. E o australiano precisou mesmo de uma onda perfeita para superar o havaiano Ian Walsh que liderava a bateria por 17,60 pontos, mas levou a virada com os 17,83 que Fanning alcançou com a nota 10. Kelly Slater também teve trabalho para derrotar o outro classificado pelas triagens, Anthony Walsh. No melhor tubo chegou a receber 10 de três juízes, mas a nota 9,77 também foi decisiva para a vitória por 18,97 a 16,23 pontos.
Jeremy Flores (FRA) / Foto Kirstin Scholtz |
Parkinson não competiu na sexta-feira e vai fechar a terceira fase neste sábado com o taitiano Alain Riou, que barrou Adriano de Souza na repescagem. Os que já passaram para a quarta fase terão agora duas chances de classificação para as quartas de final. Na primeira os confrontos são formados por três competidores como na rodada inicial e a vitória garante passagem para as quartas de final. Mas, os perdedores têm a repescagem para prosseguir na disputa do título no WCT do Taiti.
John John Florence / Foto Steve Robertson |
Além de Medina que fechou a primeira metade da temporada 2013 do ASP World Tour em 16.o lugar no ranking, Adriano de Souza em sétimo e o estreante Filipe Toledo em 13.o, estão entre os 22 primeiros que são mantidos na elite dos top-34 do WCT para o ano que vem. Com a vitória no ASP Prime US Open of Surfing, Alejo Muniz passou a garantir sua permanência entre os dez indicados pelo ASP World Ranking, assim como o carioca Raoni Monteiro, que por motivos particulares cancelou sua participação no Billabong Pro Tahiti.
Mick Fanning (AUS) / Foto Steve Robertson |
Por João Carvalho
Postar um comentário