Miguel Pupo / Foto Kelly Cestari/ASP |
Entre os cinco surfistas que batalhavam por vagas no WCT 2014 no Billabong Pipe Masters, só Miguel Pupo confirmou seu nome. Ele já tinha assumido o último lugar na lista dos 22 primeiros do ranking que são mantidos na elite, quando ganhou o duelo brasileiro da segunda fase no domingo com o catarinense Alejo Muniz. Mas, precisava passar mais uma bateria para se garantir de vez, sem depender dos resultados de ninguém. E fez isso surfando um lindo tubo nas esquerdas de Pipeline que valeu nota 9,07 e a vitória sobre Josh Kerr por 14,67 a 9,76 pontos.
Kelly Slater / Foto Kirstin Scholtz/ASP |
Mais dois brasileiros competiram na terça-feira, só que ambos foram barrados na terceira fase e ficaram em 13.o lugar na etapa final do ASP World Tour 2013 no HavaÃ. Gabriel Medina chegou a liderar sua bateria por 38 minutos, até o havaiano John John Florence pegar um tubo incrÃvel e virar o placar para 16,23 a 14,00 pontos com o 9,83 recebido nessa onda. Adriano de Souza também perdeu para um havaiano, Sebastian Zietz, numa bateria fraca de ondas boas. A maior nota foi 7,77 do defensor do tÃtulo da Triple Crown of Surfing, que venceu por 13,77 a 9,17 pontos.
Joel Parkinson / Foto Kirstin Scholtz/ASP |
Na terça-feira também começou a disputa do tÃtulo mundial em Pipeline e especialmente no Backdoor, com Kelly Slater, 41 anos, levando a decisão para o último dia da etapa que fecha a temporada 2013 e a TrÃplice Coroa Havaiana na ilha de Oahu. Ele foi o melhor do dia e venceu as duas baterias que disputou com os maiores placares da terceira e da quarta fase, surfando tubos profundos principalmente nas direitas do Backdoor.
Yadin Nicol / Foto Kirstin Scholtz/ASP |
Para Slater colecionar o seu 12.o troféu de melhor surfista do mundo no ASP Tour 2013, a única possibilidade é ganhar mais uma coroa de Pipe Masters e Mick Fanning não chegar nas semifinais. Só que o australiano não consegue isso desde 2005, quando ficou em segundo lugar na final contra o havaiano Andy Irons (in memoriam). Já Slater vem chegando nas fases decisivas desde 2008, da sua última vitória em Banzai Pipeline. Em 2009 foi vice-campeão contra o australiano Taj Burrow e ficou em terceiro nas semifinais em 2010, 2011 e 2012.
Mick Fanning / Foto Kirstin Scholtz/ASP |
Por João Carvalho
Postar um comentário